O Laboratório de Estudos sobre Política Externa Brasileira/ LEPEB-UFF foi criado em 2010, no âmbito do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, reunindo pesquisadores da UFF e de outras instituições – professores e alunos de graduação e pós-graduação – que desenvolvem pesquisas sobre a inserção internacional do Brasil e sobre a evolução histórica da política externa brasileira. Em 2011, com a criação do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST), o LEPEB vinculou-se a esta nova unidade acadêmica da UFF.

Articuladas em torno de quatro Linhas de Pesquisa - "Mídia e Política Externa", "Política Externa Brasileira e Segurança Planetária", “Política Externa, Forças Armadas e Defesa Nacional” e "Política Externa e Diplomacia Econômica" -, as investigações realizadas pelo Laboratório objetivam possibilitar a sistematização e a veiculação de informações para os estudiosos e interessados na análise da política externa brasileira, através da criação de uma base de dados de uso irrestrito e acesso livre. O LEPEB/UFF também realiza periodicamente eventos acadêmicos sobre temas vinculados ao seu campo de pesquisas, além de editar publicações diversas sobre a política externa e as relações exteriores do Brasil.
A Coordenação Geral do Laboratório está a cargo dos Profs. Adriano de Freixo e Thiago Moreira Rodrigues, ambos do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense - INEST/UFF.